Fórum Cível de São Paulo passa a aceitar processos pela internet
Petição digital só vale para processos novos.
Processo eletrônico economizará tempo e papel nos cartórios.
A partir desta segunda-feira (4) o Fórum João Mendes, em São Paulo, só aceita os pedidos para os processos cíveis pela internet.
Há 14 anos a vida da escrivã Sandra Helena Oliveira, que trabalha no fórum, considerado o maior fórum cível da América Latina, é organizar e distribuir os processos que chegam. É uma burocracia. "O dia inteiro carregando pilha para lá, para cá. Tem que folhear, tem que ler, não tem jeito", conta a escrivã.
Só no ano passado foram mais de 120 mil processos cíveis, que tratam de cobrança, indenização por danos morais, ações de condomínio, por exemplo.
A chamada petição digital só vale para processos novos. Uma das consequências da digitalização é a redução da quantidade de papel usada nos cartórios. Os processos que já estão em andamento não vão ser digitalizados e continuam no papel. O processo eletrônico vem para economizar tempo, espaço e permitir o acompanhamento do processo.
A OAB é favorável à digitalização, mas acha que a implantação do processo deveria ser mais lenta. "Essa é preocupação que Ordem tem. Não o uso da tecnologia, mas fazê-lo obrigatório desde o primeiro momento. A preocupação sobre a eventual exclusão de advogados que não são formados em seus cursos para usar tecnologia, a Ordem tem procurado dar base", explica o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa.
Foto:Glória Vanique São Paulo, SP
Fonte: OAB